Iniciando o uso do Linux Educacional
O Curso “Iniciando o uso do Linux Educacional “ – 16h (turma
1003) trabalhou os recursos desse sistema operacional lançado pelo MEC e distribuído
pelas escolas públicas do Brasil. Além de uma visão geral dos recursos, as
normalistas criaram atividades para serem usadas com os alunos diretamente no
computador, utilizando as ferramentas de produtividade, e tendo em vista a
ideia de Objetos de Aprendizagem discutida em curso.
Um ponto importante trabalhado foi a ideia de que a educação
necessita de uma visão integrada. Conhecem-se casos de professores que alegam
não ter tempo para trabalhar com projetos ou levar o aluno ao laboratório de
informática porque há muito conteúdo curricular a ser visto , e a reserva de
tempo para uma coisa comprometeria o tempo de outra. Essa ideia pode ser
revista quando se muda o foco do olhar para uma visão integrada - por que não
trabalhar o conteúdo curricular envolvido dentro do projeto e utilizando os
recursos tecnológicos disponíveis?
Pensando nisso, as alunas criaram atividades que envolvessem
conteúdos curriculares para serem trabalhados no computador, assim a criança
tanto aprende a utilizar os recursos quanto, ao mesmo tempo, trabalha o
currículo.
Observou-se a facilidade das meninas de buscarem informação na Internet para realizar seus trabalhos, mas é importante sempre lembrar que temos de ter cuidado ao usar informação da Internet, seja com a sua qualidade e/ou sua veracidade.
Vale lembrar também que essas atividades ficam ainda mais interessantes quando são criadas pelos próprios alunos, eles mesmo criando suas questões, seus textos, suas apresentações, seus jogos, para depois compartilharem com seus colegas. Esse processo de criação é ainda mais enriquecedor porque implica pesquisa, escolha, raciocínio lógico, criatividade...
Vejamos o material preparado:
Atividades criadas
com o uso do Kolour Paint
Cores e formas - Maria dos Santos Oliveira Mendes
Cores e formas - Carla Christina Menezes da Silva
Cores e formas - Tamiris Pereira Gonçalves
Formação de frase, flexão de número do substantivo (singular/plural)
- Thais da Silva Coelho Souza
Relação entre quantidade e algarismo - Larissa de OliveiraCouto da Silva
Operações numéricas – soma - Taynan Guedes Terra Paes
Operações numéricas – soma - Caroline Cristina Delgado da Fonseca
Reconhecimento de palavras com fontes (tipos de letra)
diferentes - Nathália de Oliveira Libardi
Trabalhando texto - Jéssica Rodrigues da Silva
Cores - Monique dias da Silva
Atividades criadas
com o uso do editor de texto Writer
Produção textual - Nathália de Oliveira Libardi
Produção textual e Meio Ambiente- Carla Christina Menezes da Silva
Língua Portuguesa (EF - 1º ano)) - Thais da Silva Coelho Souza
Produção textual - Taynan Guedes Terra Paes
Partes da planta - Tamiris Pereira Gonçalves
Reconhecimento do corpo - Jéssica Rodrigues da Silva
Uso de g/j e formação de frases - Caroline Cristina Delgado da Fonseca
Trabalhando sílabas para completar palavras - Larissa de OliveiraCouto da Silva
Trabalhando as vogais - Monique dias da Silva
Atividades criadas
com o uso do editor de apresentação Impress
Reconhecimento de cores (apresentação de matéria) - Jéssica Rodrigues da Silva
Interpretação de texto (jogo de pergunta e reposta)- Nathália de Oliveira Libardi
Livro eletrônico - Carla Christina Menezes da Silva
Obs.: Nem todas as atividades realizadas no Impress foram postadas, pois a maioria exemplificava ou um livro eletrônico ou uma apresentação de matéria.
- A Jéssica traz um exemplo de apresentação de matéria que pode ser usado com projetor multimídia ou por computador num laboratório, hoje é bem mais comum professores apresentarem seu conteúdo utilizando esse recurso.
- A Nathália traz um exemplo de como usar a apresentação para automatizar questões tipo quiz.
- A Carla traz um exemplo de livro eletrônico com a história do Patinho Feio, aproveitou material já existente na Internet, mas pode-se trabalhar com os alunos a transformação de suas histórias em apresentações multimídias, estimulando a produção textual.
- Já Monique e Tamiris também apresentam uma matéria, mas aproveitam a apresentação para criar um link para um jogo do Linux Educacional (Tux Math) envolvendo adição. É importante ter consciência que uma apresentação pode ter links tanto para páginas de Internet quanto para outros slides, arquivos e mesmo programas, isso enriquece a apresentação e atrai o aluno para o conteúdo.
Atividade criada
com o uso do editor de planilha Calc
Capitais brasileiras - Monique Dias da Silva
Obs.: Pelo tempo do curso não daria para a realização de alguma atividade no Calc, a princípio apenas seriam mostrados exemplos, de tal forma que se pudesse ter uma ideia que mesmo uma turma de alfabetização poderia ter atividades com o Calc, entretanto, como uma aluna já tinha razoável conhecimento anterior do programa, o desafio de criação de uma atividade nessa ferramenta foi possível.
Parabéns a todas as meninas por sua participação!!!
IMPORTANTE:
Material visto no curso com acesso na Internet:
- Endereço de curso produzido pelo MEC sobre Linux Educacional e disponível pela Internet em http://webeduc.mec.gov.br/linuxeducacional/curso_le/index.html .
- Endereço do Portal do Professor do MEC - http://webeduc.mec.gov.br/linuxeducacional/curso_le/index.html - Tem aulas prontas produzidas por professores do Brasil inteiro, Objetos de Aprendizagem, fóruns para discutir educação, material de cursos diversos vinculados ao MEC, etc.
- Endereço para baixar o Linux Educacional para instalar no computador (ou usar direto do CD – Live CD) - .
- Dica de site que serve de repositório de apresentação multimídia – http://www.slideshare.net .
* Curso aplicado no NTERJ10 para alunas do curso Normal do C. E. Dr. Feliciano Sodré pela Prof.ª Multiplicadora Eliane Ramalho.
0 Response to "Iniciando o uso do Linux Educacional"
Postar um comentário